quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mangueira terá Centro Cultural em homenagem a seus poetas







 

Mangueira terá Centro Cultural
em homenagem a seus poetas
 
A Estação Primeira de Mangueira, berço de grandes poetas que encantam o mundo, com suas obras imortais, completa 96 anos no próximo dia 28 e para comemorar a data fará homenagem a todos eles, através do
Programa Social da Mangueira.

A escola vai inaugurar o Centro Cultural Poetas da Mangueira, dia 26 de abril, às 19h no CIEP Nação Mangueirense, que está completando trinta anos, neste mês de abril, oportunidade para que jovens conheçam um pouco mais da cultura do seu lugar de origem e possam buscar através da arte o nascimento de novos talentos.

Compositores importantes,como: Nelson Sargento, Hélio Turco, Jurandir, Alvinho, Rode, Tantinho, Padeirinho, Zagaia, Carlos Cachaça, Verinha, Darci, Lequinho, entre outros, estarão representados em grafite através das mãos do artista plástico Marcelo Augusto, que traz em seu curriculum trabalhos importantes na Rede Globo, Cirque Du Soleil, Bienal de Roma, Bienal de Havana,  primeiro artista latino americano a expor no Louvre, com arte em 83 países.
Ao lado dele estão os artistas Fael Tujaviu, Múmia, Sílvio e Annyvi, a primeira mulher grafiteira do Complexo do Alemão.

A inauguração contará com uma roda de samba com a Velha Guarda Musical da Mangueira, cantora Karinah, Ginástica Rítmica Master do Centro de Referência Esportiva Mangueira e homenagem aos compositores e seus familiares.
PROGRAMAÇÃO
26/04 – sexta-feira
09:00 - Aulão da Melhor Idade, no Ginásio Carlos Dória, atividades de fonoaudiologia com alunos e profissionais da UFRJ
10:00 - Atividades culturais e solenidade de aniversário do CIEP
10:30 – Recreação com os alunos do CASALAR Mangueira
11:00 -  Palestra no CAMP Mangueira com o professor Francisco de Carvalho
11:30 - Apresentação com o grupo de dança da escola Tia Neuma
13:30 - Manhã da Beleza, no Instituto Profissionalizante Mangueira
16:00 - Apresentação de percussão e exposição do mural do CRAS
19: 00 - Inauguração do Centro Cultural Poetas da Mangueira, no pátio do CIEP Nação Mangueirense

As Clínicas da Família Tia Alice e Dona Zica promoverão atividades diversas de 8h às 16h, que incluem físicas, culturais e de saúde.
Imunização: Vacinação contra a Influenza e HPV.
20:00 - Programa Academia Carioca: “Aulão Verde e Rosa” promovido pelos profissionais de educação física do Programa;
Saúde Bucal: Instrução de Higiene Oral com macromodelos;
Grupo de Artesanato: Exposição dos trabalhos realizados pelo grupo a fim de incentivar a captação de participantes;
Práticas Integrativas e Complementares: Através da Auriculoterapia e do Shiatsu;
Combate às Arboviroses: Maquetes e orientações sobre o combate ao mosquito;
Prevenção às IST’s: Distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção das IST’s;
27/04 – sábado:O Instituto Mangueira do Futuro realizará festivais de várias modalidades esportivas:
8:00 – Atletismo, Natação, Natação Bebê e Futebol
9:00 - Futsal (disputa do campeonato estadual)
10:00 - Jiu-jitsu

Reportagem: Rubem Machado
Edição: José Duarte
Fotos:

terça-feira, 16 de abril de 2024

X9 Paulistana tem novo carnavalesco


 X9 Paulistana tem novo carnavalesco 

A X9 Paulistana anunciou seu novo carnavalesco para o carnaval de 2025. Amaury Santos que tem uma trajetória brilhante no carnaval, é o nome que vai desenvolver o enredo do ano que vem.

Ele iniciou como assistente e desenhista do carnavalesco Renato Lage, em 1993, na Mocidade Independente de Padre Miguel, ocupando o cargo por 10 anos.

Em 2005 seguiu carreira solo prestando serviço de projeto de alegorias para grandes nomes como: Paulo Barros, Paulo Menezes, Mauro Quintaes, Amarildo de Mello, Cahê Rodrigues, Cid Carvalho entre outros.

Assinou seu primeiro trabalho na União do Parque Curicica, e nesta trajetória passou pela Portela, Caprichosos de Pilares, Leão de Nova Iguaçu, Estácio de Sá, Império da Uva entre outras. Em São Paulo, trabalhou na Unidos do Peruche, Independente Tricolor e na madrinha de Santos X9 Pioneira.

Para o ano que vem Amauri Santos, promete um projeto a altura da X-9 Paulistana e já antecipa que o projeto está a todo vapor e em breve, teremos muitas novidades.



www.x9paulistana.com.br

Leandro Nascimento


#Carnaval2025 #X9Paulistana #Carnavalesco #AmauriSantos


segunda-feira, 8 de abril de 2024

As mulheres que fizeram história do Carnava


 As mulheres que fizeram história do Carnaval

Não tanto como o futebol, mas o carnaval ainda tem resquícios de machismo, e em alguns setores a mulher é excluída, muito pouco, mas existe, mas o carnaval deve muito às mulheres.

Listamos aqui, algumas personagens fundamentais para a origem e sustentação da maior festa popular do Brasil, e vamos publicar uma por dia

Chiquinha Gonzaga (1847 — 1935)
Francisca Edwiges Neves Gonzaga, foi uma compositora, pianista e maestrina brasileira. Uma das figuras mais importantes da MPB do século 19. Foi uma mulher à frente de seu tempo, desafiou as normas sociais da época. Compôs a primeira marchinha carnavalesca do país, Ô Abre Alas, para o cordão Rosa de Ouro, em 1899, embrião do que são as escolas de samba hoje. Teve papel importante na luta pela abolição da escravatura e os direitos das mulheres. Se envolveu ativamente em movimentos políticos e sociais, utilizando sua influência e  arte como ferramentas de transformação social.

Tia Ciata (1854/1924)

Matriarca do samba, a partideira Hilária Batista de Almeida, nasceu em Santo Amaro (BA) e mudou para o Rio após a abolição da escravatura. Em sua casa, na Praça Onze,  promovia rodas de samba com músicos, compositores e dançarinos  para celebrar a cultura afro-brasileira. Ali estavam sempre figuras como Pixinguinha, Sinhô, entre outros. 

Madrinha Eunice (1909 — 1995)

Deolinda Madre, a Madrinha Eunice, fundou a escola de samba mais antiga de São Paulo ainda em atividade, a Sociedade Recreativa Beneficente Esportiva Escola de Samba Lavapés Pirata Negro, em 1937. Comerciante, ela era economicamente independente e inspirou gerações de mulheres a buscar o mesmo, fazendo pensar sobre as origens do movimento feminista no Brasil. Em 2022, ganhou uma estátua de bronze em tamanho natural no bairro da Liberdade (SP) onde a escola começou.


Dona Zica - 1913 - 2003
Grande símbolo do carnaval carioca, Dona Zica participou da novela Xica da Silva e sua biografia foi escrita pela escritora pernambucana Odacy de Brito Silva. Ficou mais conhecida ao se casar com Cartola, quando já tinha mais de 40 anos de idade. Eles se conheciam desde jovens mas nunca haviam namorado – eram vizinhos no Morro da Mangueira, onde moravam. Não namoraram pois Zica já estava comprometida e na época a mulher era mal vista se o seu noivado fosse desfeito


Dona Ivone Lara (1922 — 2018)
A grande dama do samba, Dona Ivone Lara, batizada como Yvonne Lara da Costa, começou sua carreira nos anos 1940, quando ingressou na ala dos compositores da escola de samba Prazer da Serrinha (RJ), onde seu pai era presidente. Nos anos 1960, foi impedida de assinar as músicas que compunha para a escola Império Serrano, pois não era socialmente aceito uma mulher compondo sambas-enredo. Cursou enfermagem e trabalhou com a psiquiatra Nise da Silveira, como terapeuta ocupacional. Foi uma das primeiras assistentes sociais do Brasil e atuou para a humanização do tratamento de doentes mentais.

Porta-estandarte
Em Porto Alegre, as porta-estandartes,  representam até hoje a resistência de uma tradição símbolo da força feminina. Sem contar as presidentes das escolas, vices, representantes das ligas, auxiliares de barracão, integrantes das baterias. Mulheres que não baixam a guarda frente ao machismo enraizado na cultura carnavalesca.  

10 ANOS DE SAMBÃO DO POVO

 10 ANOS DE SAMBÃO DO POVO  O @yohjileao  empresário e estilista artístico da moda e carnaval, uma das referências no carnaval do Japão pela...